Ícone do site JC na Veia

Explicação sobre Provérbios 9

Bíblia virando página

Provérios 9 é um capítulo da bíblia onde aprendemos algo muito importante: temos dois convites na vida, precisamos escolher qual vamos responder.

VÍDEO DO ESTUDO DE PROVÉRBIOS 9

Antes de analisarmos o que conseguimos aprender aqui, precisamos olhar um pouco para a estrutura do livro. Os primeiros 9 capítulos de Provérbios são chamados de: “Provérbios de Salomão, filho de Davi, Rei de Israel”. Este trecho do livro contém 10 grandes instruções de Salomão para seu filho e quatro poemas da sabedoria. Ao fechar este conjunto de ensinamentos, Salomão traz o seu ensinamento final: em nossa vida receberemos dois convites:

Vemos o primeiro convite, feito pela sabedoria a nós nos versos 4 a 6:

“Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de senso diz: Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado. Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.” Provérbios 9:4-6

A mulher louca também nos faz um convite, vemos isso nos versos 15 a 17:

“E põe-se a chamar aos que vão pelo caminho, e que passam reto pelas veredas, dizendo: Quem é simples, volte-se para cá. E aos faltos de entendimento ela diz: As águas roubadas são doces, e o pão tomado às escondidas é agradável.” Provérbios 9:15-17

Note que ambos os convites são feitos aos faltos de “senso” ou “entendimento”. Apesar dessa versão Almeida que estou utilizando utilizar duas palavras diferentes, a palavra original é a mesma. Isso nos diz calaramente que estamos vendo uma comparação importante neste capítulo.

Diante disso, precisamos nos questionar: qual será a nossa decisão?

Vemos convites semelhantes ao longo da Palavra, por exemplo em Mateus 11:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

Da mesma forma que essas duas mulheres nos fazem convites em Provérbios 9, Jesus nos convida em Mateus 11, nos convida em Apocalipse 22 e assim ao longo de toda a Palavra.

No final das contas, passamos por essa vida e vemos que tudo o que precisamos fazer é tomar uma decisão, a mais importante de todas: qual caminho seguirei?

Quero então que você reflita em algumas perguntas:

Paz.

Sair da versão mobile