Ícone do site JC na Veia

3 tipos de problemas

Bíblia no banco

Existem 3 tipos de problemas com os quais podemos nos envolver:

Os que conhecemos melhor são aqueles que nós mesmos nos metemos. É a pessoa que fumou durante 40 anos e acaba tendo câncer de pulmão, ou a pessoa não estuda, não presta atenção na aula, vai mal nas provas e repete de ano. São problemas nos quais nós mesmos nos colocamos.

Existem também os problemas pelos quais passamos mas não fizemos nada para provocá-los. Por exemplo, você trabalha numa empresa, uma epidemia viral acontece na China e o principal cliente, uma fábrica chinesa, para de comprar os produtos de vocês. Sua empresa se vê obrigada a cortar algumas posições e você está num setor que será totalmente desativado. Ninguém controla isso, mas acontece.

Por fim, existem também os problemas que Deus nos coloca para passarmos. Sei que pode ser chocante para algumas pessoas, mas isso acontece. Paulo esteve cego por três dias pois Deus assim desejou:

“E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.”

Atos 9:5-9

O mesmo Paulo tinha um “espinho na carne” e Deus lhe disse.que não o tiraria:

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.”

2 Coríntios 12:7-9

Note que Paulo entendeu que aquele problema tinha um propósito: não permitir que ele se exaltasse. Às vezes Deus vai nos fazer passar pro problemas ou trazer dificuldades para nossas vidas, para que nosso caráter seja aperfeiçoado ou para nós proteger.

Sei que muitas pessoas vão achar isso um absurdo, mas a própria Palavra nos lembra de uma característica importante de nosso relacionamento com Deus:

“Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.”

Hebreus 12:6-8

Note que somos filhos de Deus e, como filhos, precisaremos receber a sua correção, o seu açoite, tanto quanto recebemos o Seu amor. As duas coisas, no final, são uma só.

Você têm recebido tudo o que vem de Deus?

Paz.

Sair da versão mobile