Ícone do site JC na Veia

Estudo de Gênesis 10

O capítulo 10 de Gênesis apresenta as gerações de Noé, a partir de seus 3 filhos: Sem, Cam e Jafé. Veremos o que podemos aprender com este capítulo.

O capítulo está organizado da seguinte forma:

Importante notar neste capítulo que tudo o que está escrito aqui foi escrito muitos anos após estas linhagens terem acontecido. Por isso, entende-se que o relato que temos em Gênesis 10 é muito mais teológico do que histórico.

VÍDEO DO ESTUDO DE GÊNESIS 10

Geração de Jafé

Os filhos de Jafé são apresentados primeiro, apesar dele ser o filho mais novo de Noé. Uma possível explicação para o fato desta linhagem ter sido apresentada primeiro aqui no capítulo 10 é por uma opção do autor, de colocar a linhagem mais importante para o final.

Jafé e seus descendentes habitaram o Cáucaso, formando posteriormente, os povos medos, persas, jônios, capadócios, cimérios, citas, entre outros.

A benção declarada por Noé para Jafé, após esse protegê-lo de sua vergonha, foi:

“Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.”

Gênesis 9:27

Esta linhagem realmente foi alargada, formando diversos povos. A pregação de Paulo (descendente de Sem), no novo testamento, passou por muitos povos que descenderam de Jafé. Assim se cumpriu a benção de Noé para Jafé, de que ele “habitaria nas tendas de Sem”, ou seja, na proteção de um descendente de Sem, os descendentes de Jafé encontrariam abrigo.

Geração de Cam

Cam é o filho que teve sua descendência amaldiçoada por Noé no capítulo 9. Dele descendem nações e cidades como: Babel, Nínive, Assíria, Filisteus, Jebuseus, Amorreus, Girgaseus, Heveus, Gaza, Sodoma, Gomorra. Todas estas referências são negativas em relação ao povo de Israel (descendentes de Sem) em sua história.

Noé amaldiçoa Canaã, filho de Cam, da seguinte maneira:

“E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.”

Gênesis 9:25

Não sabemos o motivo exato de Noé ter falado especificamente sobre Canaã, mas sabemos que, posteriormente, o povo de Israel toma Canaã para si, como terra prometida, cumprindo o que Noé disse.

Outro nome de destaque na linhagem de Sem é Ninrode, que governou várias cidades e, aparentemente, foi o primeiro grande governante de que temos relato. Um total de oito cidades se submetiam a ele, incluindo Babel, sobre a qual falaremos no próximo capítulo de Gênesis.

Geração de Sem

De Sem descende todo o povo judeu, incluindo Jesus. A benção de Noé para Sem foi:

“E disse: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.”

Gênesis 9:26

Aos 100 anos, dois anos após o dilúvio, Sem gerou a Arfaxade, ancestral de Abrãao. Como falamos anteriormente, a profecia de Noé sobre Sem se cumpre pois esse povo toma a terra de Canaã para si com Josué.

O que aprendemos neste capítulo?

Capítulos de linhagens são sempre desafiadores. Digo isso pois é necessário investirmos mais tempo estudando estes capítulos do outros, como as parábolas de Cristo, por exemplo.

Na minha opinião existem dois grandes aprendizados aqui: um sobre a ganância e outro sobre a importância das palavras dos pais para os filhos.

Na história de Ninrode vemos um homem de muitas posses e muito poder. Após conquistar quatro cidades ele deseja outras e conquista mais quatro. Todo esse poder o levou apenas a governar sobre povos que foram inimigos do povo de Deus. Podemos ser muito poderosos segundo os padrões deste mundo, mas se não estamos vivendo na vontade de Deus, de nada adianta.

A história da benção de Noé sobre Sem e Jafé é muito significativa para o povo de Israel. A partir da benção declarada por ele, aqueles povos são diretamente afetados. Devemos tomar muito cuidado com o que falamos para nossos filhos, com as palavras que declaramos para eles. Temos que abençoá-los constantemente, para que eles saibam que podem contar com nossas orações e que desejamos sempre o melhor para eles.

Desafio do capítulo

Nesta capítulo seu desafio é falar qual texto, destes dez primeiros capítulos de Gênesis, você se lembra sem precisar consultar na Bíblia.

Paz.

Sair da versão mobile