Ícone do site JC na Veia

Os 20 melhores versículos sobre sabedoria

Menino com bíblia na mão

Sabedoria é o conhecimento sobre um ou mais assuntos. Quando a bíblia fala sobre sabedoria, algo muito concentrado nos escritos de Salomão, aponta para o conhecimento de Deus e seus caminhos. No post de hoje trago para você os 20 melhores versículos sobre sabedoria.

A ideia de listar o que eu considero como os 20 melhores versículos sobre sabedoria é lhe ajudar a estudar sobre o assunto, ter um conhecimento mais amplo do que a bíblia fala ou montar uma boa ministração.

Como sempre, se você conhecer algum versículo sobre sabedoria, não deixe de comentar esse post, vou tentar mantê-lo atualizado com o que cada leitor me enviar.

Nós também temos um vídeo no canal do youtube sobre sabedoria, da uma conferida:

Versículos sobre sabedoria

O primeiro versículo sobre sabedoria que temos, talvez o mais conhecido de todos, fala qual é a base para que sejamos pessoas sábias:

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” (Provérbios 9:10)

Após isso, ainda no livro de Provérbios, vemos Salomão falando novamente sobre a ligação que existe entre o temor do Senhor e a sabedoria. Certamente, se queremos ser pessoas sábias, precisamos entender profundamente o que é o temor do Senhor, qual a diferença entre temor e medo e como devemos agir diante de um tão grande Deus.

“O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.” (Provérbios 15:33)

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Provérbios 1:7)

Quem nos dá sabedoria é o próprio Deus. Ele é o princípio da sabedoria em todos os aspectos, desde nossa vontade de tê-la, com a fonte e raiz. Vemos parte disso nos livros de Provérbios, Jó e Colossenses, com três dos melhores versículos sobre sabedoria:

“Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.” (Provérbios 2:6)

“Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem.” (Jó 12:13)

“Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” (Colossenses 2:3)

Tanto no livro de Provérbios quanto no de Eclesiastes temos relatos sobre a importância da sabedoria na vida do cristão. Inicialmente entendemos qual deve ser a prioridade da sabedoria na nossa vida:

“A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.” (Provérbios 4:7)

“Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento.” (Provérbios 23:23)

Com isso conseguimos rapidamente refletir sobre o investimento de tempo que fazemos em coisas que não serão nada frutíferas, como o tempo que passamos nas redes sociais, por exemplo.

Vemos também, em outros versículos sobre sabedoria, que a sabedoria é melhor que a força e que o dinheiro. Aquele que se dedica a adquirir mais conhecimento sobre Deus poderá chegar à mesma conclusão:

“Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas.” (Eclesiastes 9:16)

“Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.” (Provérbios 8:11)

Em outro importante versículo sobre sabedoria lemos que aquele que adquire conhecimento e sabedoria é bem-aventurado, é uma pessoa feliz:

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;” (Provérbios 3:13)

“Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol.” (Eclesiastes 7:11)

Em outro versículo sobre sabedoria, entendemos que uma pessoa sábia tem proteção e vida:

“Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.” (Eclesiastes 7:12)

Existem dois tipos de sabedoria, a de Deus e a do mundo. Enquanto a sabedoria de Deus nos leva para mais próximo dEle em temor e reverência, a do mundo nos leva para a ruína e soberba:

“Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;” (1 Coríntios 2:6)

“A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano.” (Provérbios 14:8)

Também vemos que nós devemos falar da sabedoria de Deus e não daquilo que não edifica:

“A boca do justo jorra sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada.” (Provérbios 10:31)

“A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.” (Salmos 49:3)

“A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.” (Salmos 37:30)

Quando vivemos e falamos da sabedoria do alto, chamamos a atenção do mundo, que percebe algo de diferente. Isso aconteceu com Salomão e a bíblia relata que as pessoas vinham de todos os lugares para ouvir um pouco de sua sabedoria:

“E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.” (1 Reis 4:34)

Espero que você tenha gostado da nossa lista com os melhores versículos sobre sabedoria e que esse post tenha lhe ajudado de alguma forma.

Versículos sobre sabedoria enviados pelos leitores

Nossa leitora Carmen nos enviou um versículo sobre sabedoria clássico:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5)

A leitora Lúcia Lopes nos lembrou de um texto do livro de Provérbios, que tem muitos versículos de sabedoria:

“A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.” (Provérbios 15:2)

O leito Nelson Sena nos trouxe uma sequência de versículos que falam tudo sobre a sabedoria:

“Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu. A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama. Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas; Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões; Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou. E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.” (Jó 28:20-28)

A nossa leitora Renata Lourenço nos lembrou do seguinte texto:

“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.” (Provérbios 11:30)

A leitora Elaine Cristina nos lembrou do texto de Tiago 3 que fala um pouco sobre sabedoria:

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” (Tiago 3:13-18)

O nosso atento leitor Gilberto nos lembrou de mais um texto de Provérbios:

“A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade.” (Eclesiastes 7:19)

Caso você também queira acrescentar algum versículo sobre sabedoria nessa lista, basta você comentar logo abaixo que vamos atualizar o post com os versículos sobre sabedoria que se encaixarem melhor.

Paz.

Sair da versão mobile