Ícone do site JC na Veia

Os 20 melhores versículos sobre filhos

Versículos sobre filhos

A bíblia tem muitos versículos sobre filhos, alguns que todo pai deve conhecer, outros que todo filho deve conhecer. Aproveite esse post com os 20 melhores versículos sobre filhos para você aprender, ensinar aos outros e também aos seus filhos.

Não deixe também de ver nosso post da semana passada com 5 ensinamentos importantes para os pais.

Versículos sobre filhos

Em alguns versículos sobre filhos, a bíblia fala da importância deles na vida dos pais:

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.”

(Salmos 127:3-5)

Também vemos versículos falando dos netos, filhos dos filhos:

“Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.”

(Provérbios 17:6)

Temos um versículo importante para mulheres que planejam o parto. Apesar das dores, tudo isso passa rapidamente quando você coloca as mãos em seu pequeno. É amor instantâneo:

“A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter vindo ao mundo.”

(João 16:21)

Planejar um filho, não planejar, descobrir que o casal está grávido, tudo isso é uma loucura na cabeça dos pais. Quando descobri que estávamos esperando nosso primeiro filho entrei em desespero. Porém a bíblia nos dá alguns versículos sobre filhos que nos acalmam.

Versículos sobre filhos – Promessas

A bíblia fala sobre como serão os filhos daqueles que andam nos caminhos do Senhor:

“Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.” (Salmos 128:1-3)

A Palavra também nos lembra que Deus é um Pai perfeito e vai estar ao nosso lado em todo tempo de paternidade e maternidade:

“Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”

(Mateus 7:11)

Viver uma vida íntegra nos ajuda a ter filhos felizes. Não se desvie dos caminhos de Deus e veja seus filhos crescerem com alegria:

“O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!”

(Provérbios 20:7)

Porém é importante entendermos que também temos muitos deveres. Ser pai ou mãe é uma delícia, mas nos traz deveres e responsabilidades diversas.

Versículos sobre filhos – Deveres dos pais

O primeiro de nossos deveres é criar nossos filhos nos caminhos de Deus. Estaremos fazendo um bem incalculável para eles:

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”

(Deuteronômio 6:6-7)

Quando fazemos isso, sabemos que eles não se desviarão dos caminhos de Deus:

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” (Provérbios 22:6)

Além disso, não devemos irritá-los, vemos isso em algumas passagens da bíblia:

“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.”

(Efésios 6:4)

“Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem.”

(Colossenses 3:21)

E então, nos versículos sobre filhos, a Palavra nos ensina que, apesar de não podermos irritá-los, existem limites que devem ser seguidos.

Versículos sobre filhos – Correção

Quando corrigimos nossos filhos, fazemos com que eles voltem à sensatez e andem no caminho correto:

“A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela.”

(Provérbios 22:15)

Não podemos abusar nunca, mas não podemos evitar a correta disciplina. Ter filhos que são corrigidos evita que eles cometam muitos pecados no futuro:

“Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá.”

(Provérbios 23:13)

Quando corrigimos nossos filhos, com palavras, castigos ou até mesmo com a vara, trazemos sabedoria para eles:

“A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.”

(Provérbios 29:15)

Não podemos nos negar a corrigi-los. Se os amamos faremos isso com sabedoria, sem raiva e sem abusos:

“Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.”

(Provérbios 13:24)

Nos diversos versículos sobre filhos que encontramos na Palavra, ainda aprendemos que não podemos escandalizá-los, que devemos tratá-los com respeito e muito amor. Devemos ser um exemplo para nossos filhos, são palavras de Jesus:

“Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha e se submergisse na profundeza do mar.”

(Mateus 18: 6)

Quando ensinamos nossos filhos, trazemos paz para a vida deles. A correção e o ensino, segundo a bíblia, são algumas de nossas funções como pais.

“E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante.”

(Isaías 54:13)

Versículos sobre filhos – Deveres dos filhos

Ainda encontramos diversos versículos sobre filhos que falam sobre os deveres que nós temos para com nossos pais. O primeiro deles encontramos em Êxodo:

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.”

(Êxodo 20:12)

Além da honra, os filhos devem obediência:

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’ – este é o primeiro mandamento com promessa – ‘para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra’.”

(Efésios 6:1-3)

“Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.”

(Colossenses 3:20)

Segundo os versículos sobre filhos que encontramos na Palavra, os filhos ainda devem seguir as instruções de seus pais:

“Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos e obterão discernimento.”

(Provérbios 4:1)

Espero que esse post com os melhores versículos sobre filhos possa lhe ajudar a entender um pouco mais sobre como ser um bom pai ou ser um bom filho. Talvez esses versículos sobre filhos lhe ajude a montar uma ministração ou lhe dar uma base para estudar sobre o assunto.

Seja qual for o caso, não esqueça de deixar seu comentário!

Paz.

Sair da versão mobile