Raiz e fundamento

Colossenses 2:6-7 – Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.

A busca incessante por números extraordinários de conversões em vários ministérios tem levado à formação de milhares, milhões até, de cristãos imaturos, biblicamente analfabetos, doutrinariamente pobres. A situação na igreja moderna tem se tornado cada vez mais caótica. Infelizmente, o que temos visto são apelos incessantes para uma simples entrega, uma simples confissão. Parece-me não haver mais o cuidado, tão prestimoso aos apóstolos e verdadeiros pastores, da doutrinação, da edificação do novo cristão através da palavra de Deus. Muitos hoje passam a frequentar uma denominação, acreditam estar muito bem com Deus, recebendo apenas doses esporádicas (quando isto acontece) da palavra de Deus, sendo que na verdade estão deixando de ser fundamentados na crença verdadeira e fiel do evangelho de Cristo.

Em meio a uma bagunça eclesiástica, Paulo chama os colossenses à razão, mostrando-lhes que, muito mais que simplesmente crer em Cristo apenas em um determinado momento, era-lhes necessário prosseguir crendo e crescendo no conhecimento daquele que lhes tinha salvo, chamando-lhes à vida e à verdade.

Paulo faz duas analogias com a vida cristã que os colossenses (e todos os crentes) deveriam buscar: arraigados e edificados. São duas coisas que, apenas com uma rápida olhada na situação da igreja moderna, percebemos que estão faltando. Quantos não estão dentro de igrejas e, todavia, totalmente desarraigados daquilo que pretensamente confessam. Não estão ligados à videira verdadeira, não enraizaram em Jesus Cristo. São galhos murchos, secos, prontos para serem lançados no fogo (Jo. 15:1-8). Quantos outros deixam de buscar a edificação, a construção de uma fé cada vez mais sólida, mais estruturada, em troca do comodismo, da preguiça e, muitas vezes, da pressa, que os fazem deixar de buscar um conhecimento mais aprofundado e real de Deus e Cristo, e Sua palavra (Mt. 7:24-27).

Se há algo que a igreja precisa hoje é de cristãos fundamentados no evangelho, que não se deixam levar por falsas doutrinas e filosofias heréticas, as tais “vãs sutilezas”, nas quais muitos estão afundando (Cl. 2:8).

Creiamos em Cristo, e nos desenvolvamos nele, arraigando a nossa fé e construindo nossa vida cristã com base na Sua palavra!


Comments

0 resposta para “Raiz e fundamento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *