Alguém andou dizendo, por esses dias, que não é necessário darmos o dízimo à igreja, pois o mesmo era uma ordenança apenas ao povo de Israel, sob a lei. Ué, e Abrão, que ofereceu o dízimo antes da lei ser dada por Deus a Moisés (Gn 14:18-20)? Será que ele errou em dar o dízimo dos despojos da guerra?
E que dizer então do próprio Senhor Jesus, que, mostrando aos fariseus sua hipocrisia, lhes mostra que é importante dizimar sem se esquecer da justiça, da misericórdia e da fé (Mt 23:23). E isso acontece muito na igreja…
Se o dízimo tem sido usado por falsos pastores para enriquecimento material, se tem sido usado de forma ilícita, para financiar programações televisivas de péssima qualidade, entre outros, pode ficar tranquilo. Esses terão que prestar contas a Deus pela má administração dos recursos voltados à obra do Senhor (2Pe 2:3).
Dizimar é devolver ao Senhor parte daquilo que Ele nos proporciona através do trabalho, da força e saúde que nos dá para ganharmos o nosso pão. Devemos dizimar sim, contribuir com alegria, e ficarmos atentos ao emprego dos recursos em nossas igrejas.
Se não houver o dízimo, ou as ofertas, como poderão ser mantidos os projetos sociais, de evangelismo, pastores integrais que cuidam da obra do Senhor, pessoas que são mantidas com a ajuda da igreja, muitas vezes. Os primeiros cristãos não só dizimavam, como iam além, muitas vezes compartilhando tudo o que tinham com a comunidade cristã.
O dízimo não é obrigatório, mas é sim uma demonstração de submissão, fé e gratidão a Deus.
Só devemos ter sabedoria, tanto ao dar como ao administrar o dinheiro, pois o fazemos diante de Deus.
Extraído do amado LHDBlog



Eu sou dizimista,mas a resposta não e tao simples.
Abraão e de uma dispensacao antes da lei: mas não e da graca. Nao e nt. Quando jesus conversa com os fariseus.. .. falando que eles deveriam dar o dizoimo ,veja que ele nao se esqueca do principal da lei(veeja que ele fala de seguidores da lei) E jesus não tinha morrido na cruz ainda, portanto nao tinha inaugurado a era da igreja. Repito sou dizimista mas não posso atropelar as escrituras.
Se dizimo fosse uma doutrina relevante para a igreja , paulo teria citado pelo menos uma vez., depois da ressurreicao de jeus ou na era da igreja, qual versiculo que indica a pratica do dizimo claramente?
Contudo não e uma opiniao final, pois como ja disse sou um dizimista.
sou dizimista fiel, isto é se posso chamar de dízimo, porque sempre dei acima do meu bruto. mas enfim, penso que os líderes tem medo de ensinar a verdade sobre o dízimo com medo dos membros não darem mais o dízimo. porque se der alguma coisa seja ela oferta ou dízimo, deve ser feito com amor. e o que tenho visto é líderes dizendo que se não der dízimo esta em pecado. como sou um aprendiz , gostaria que alguém me mostrasse na bíblia no Novo testamento, que se não dermos dízimo somos pecadores. porque entendo que estamos na graça. não quero justificar, que era assim no A.T, porque Abrão deu dízimo de tudo para o sumo sacerdote melquizedeque, deixando claro que não é lei e sim amor e gratidão. portanto continuo acreditando que oferta e dízimo se dar ,porque se ama, não porque é lei . a verdade é que precisamos ensinar as escrituras como se deve, não podendo desprezar as dispensações da bílbia, sendo que a dispensação que estamos é a da graça. sou responsavel pela escola de líder na minha igreja e tenho ensinado que o não dar dízimo, não é pecado. e vou continuar a ensinando até que se prove o contrário…
Olá Amado. Respeito sua opinião, mas gostaria que refletisse sobre Lucas 11:42, onde Jesus diz:
“Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.”
Note que ele diz que devemos sim dar o dízimo, e não desprezar o juízo e o amor de Deus. Logo, entendo que o dízimo é um mandamento de Jesus para nós e, se não o faço, estou indo contra o que Ele me pede. Concorda?
Paz.
Gostaria de comentar três coisas:
Primeira:
Como a obra do Senhor sobreviverá sem o dízimo… Apenas com oferta?
Quem pode responder a esta pergunta é a “igreja” Cristã no Brasil… Eles não dizimão, mas constroem templos,pagam energia, água,telefone, etc.etc.
Segunda:
Uso indevido por falsos pastores (conforme o comentário acima)
Muitos dizem:”Se o pastor usar de forma indevida o problema é dele… vai prestar contas com Deus”…
Ele vai prestar contas a Deus porque alguém o financiou. Os bêbedos irão prestar contas diante de Deus? Sim! Mas os fabricantes e os revendedores de cachaça também… Evite a condenação dos mercenários aplicando 2Cor.9:07 na tesouraria da igreja…
Terceiro:
Mateus 23:23
Está escrito: “Ai de vós porque dizimais…
Seria um “prato cheio” para os mercenário e picaretas se fosse: Ai de vós porque NÃO dizimais”…
Haveria a possibilidade de Mat.23:23 ser assim?:
“Ai de vós escribas e fariseus hipocritas,porque sois justos,misericordiosos e cheios de fé, e negligenciais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho.Deveis fazer estas e não omitir aquelas” Haveria???
Quando redigi este texto, só quis mostrar que não há porque deixarmos de dar o dízimo. Sei que muitos não concordam com a ordenança do dízimo, e, como ressaltei no fim do texto, o mesmo não é obrigatório. É obrigatório quando as igrejas o exigem. Mas tinha em mente apenas responder a alguns que, na ênfase de quebrar paradigmas dentro da igreja, querem acabar com alguns preceitos já instiuídos há tempo, sendo o dízimo um deles.
Em Atos, a igreja não dava dízimos, mas oferecia muito mais que isso (At. 4:32-37). Se não nos conformamos em dar o dízimo, por não ser mostrado no NT, então que nos conformemos em dar muito mais ainda, como ofertas e doações.
Infelizmente, estas discussões acontecem por causa dos lobos gananciosos infiltrados no meio da igreja.
Se alguém entende que não deve dar o dízimo, que não dê. Se, como eu, alguém dá, não por obrigação, mas por gratidão à Deus, que dê. Cristo conhece os corações e as motivações.
Ninguém será cobrado por não dar especificamente o dízimo, mas seremos cobrados por nossa fidelidade ao Pai.
Meu querido LHDessart, a paz do Senhor!
Gostaria de dizer-te que há motivos sim para deixarmos de dar o dízimo.O principal de todos é que no N.Testamento não há exigências para isto.O segundo motivo são as consequências desta prática. Não sei aí, mas aqui em Jacobina BA, meu caro Dessart, o pastor não paga a energia,água,telefone e nem combustível do salário dele; quem paga é a igreja.
Qual é a empresa que além do salário paga, estas coisas para os funcionários? Talvez só políticos teem este privilégio.(e a fama destes é de corruptos).
Sou da Assemb. de Deus, esta paga 18 salários ao pastor,R$-9.180,00; é um salário digno, oriundo na maioria de salários indignos… Dizimistas há que ganham menos de um salário mínimo…
Eu sou digno do meu salário,mas não ganho um salário digno.O pastor de uma cidade vizinha daqui, em reunião aumentou os seus rendimentos de 10 para 25 salários mínimos.Outro pastor vizinho mora em casa própria e cobra o aluguel da igreja!jQual o diagnóstico disto? Dízimo no N.Testamento!
Dessart, olha só o que disse um pastor: “Agora, chegou a parte mais importante do culto: vamos arrecadar dízimos e ofertas”. Tu escrevestes uma coisa certíssima:”Lobos gananciosos infiltrados no meio da igreja”. Quer acabar com eles? Diga não para Malaquias 3:10, e aplique 2Coríntios 9:07 na tesouraria da igreja!!! Se não fizermos isto, coisas piores veremos…
Dessart, eu era dizimista fiel… fui ensinado a ser desde criança… Deixei de ser após uns 5 min. de diálogo com um Batista Ortodoxo. Veja o diálogo:
B.O. Tem muitos pastores cheios de dinheiro,carros e etc… com o dízimo dos crentes.
W.F. Mas no N.Testamento manda pagar…
B.O. Onde?
W.F. “deveis fazer estas coisas e não omitir aquelas”,
Mat.23:23
B.O. Para quem Jesus estava falando?
W.F. Hummmmmmm
B.O. Para os escribas e fariseus, pois a igreja ainda não tinha sido fundada. Deus elegeu o apóstolo Paulo para doutrinar os gentios, e nenhuma vez ele manda pagar o dizimo nas suas epístolas.
Logo após fiquei pensando… Ah! Rapaz! É por isto que tem muitos pastores picaretas e mercenários… Também muitos irmãos que entregam o dízimo e reclamam da administração… Outros administram o próprio dízimo… E os pecadores zombam com razão… Rapaz.!!! Rapaz!!!
Wellington, respeito sua opinião. Como disse, concordo que não seja obrigatório o pagamento do dízimo. Mas, se tivermos que deixar de lado dentro da igreja tudo o que porventura possa trazer consequências ruins para a mesma por causa de uma má empregabilidade ou exercício, então seria necessário abolirmos, dentre outros, a própria pregação. Quantos não têm se aproveitado do espaço no púlpito para exercer influência, buscar poder e fama no meio do povo cristão?
Acredito que o melhor é buscarmos uma visão equilibrada em todas as situações, sempre nos lembrando que nos é exigido seriedade no cumprimento da vontade Divina.
Dessart, também respeito a sua opinião… Deixo contigo uma reflexão: “Não devemos colocar um ponto de interrogação, onde Deus colocou um ponto final”.
Um abraço,
W.Fontes
Não usei este texto tanto para defender a prática do dízimo em si, mas queria mostrar que, ao contrário dos que afirmam que este era uma ordenança da lei, ele foi oferecido antes disso por Abraão. No texto, não afirmo que o dízimo tenha que ser obrigatoriamente cobrado ou dado. Queria apenas alertar, através do texto, a respeito de alguns “pensadores cristãos” que querem derrubar tudo o que acontece ou é comum dentro da igreja. Algumas coisas não necessitam de mudança, outras sim, e, como afirmei no texto, o que precisa ser mudado é a mentalidade dos “líderes” eclesiásticos que usam e abusam das contribuições. Também deve ser mudado o pensamento avarento daqueles que dizimam apenas tentando “trocas” com Deus.
Não creio que o dízimo incentive a ganância, mas é a própria ganância de alguns “líderes” que acaba distorcendo e corrompendo o uso digno e necessário tanto dos dízimos como das ofertas. E o que destaquei mais enfaticamente é o fato das contribuições serem o meio de subsistência da igreja. Se a igreja deixa de arrecadar, não pode subsistir, seja com dízimos, ofertas ou contribuições voluntárias.
Se a igreja, como instituição, deixa de cobrar os dízimos, como poderá arcar com suas responsabilidades materiais? Aluguéis, contas, salários de obreiros e pastores, entre outros? E mesmo que o dízimo deixe de ser cobrado como dízimo, será que as contribuições voluntárias também não incitariam a ganância de alguns? É dinheiro também…
E, se for pra respeitar os limites bíblicos, em 2 Co. 8 e 9 Paulo solicita contribuições especificamente para cristãos pobres da região da Judeia.
Mesmo que venhamos a dar dízimos, ou mesmo contribuamos apenas com ofertas, nada disso será em vão se for movido por este pensamento, de liberalidade e amor, à Deus e à sua igreja.
LHDessart, a paz do Senhor Jesus!
Dialogar contigo até aqui, está gratificante…Pois provoca o meu raciocínio,me faz pesquisar,e me serve de subsídio para pregações,ainda que discordando parcialmente de ti. Vamos ao seu último comentário:
“O QUE PRECISA SER MUDADO É A MENTALIDADE… DOS… QUE…ABUSAM DAS CONTRIBUIÇÕES”. É quase impossível…
“TAMBÉM… O PENSAMENTO AVARENTO… TENTANDO “TROCAS” COM DEUS”. Pode ser possível…
“NÃO CREIO QUE O DÍZIMO INCENTIVE À GANÂNCIA”. Mas se erradicarmos ele, a ganância será golpeada…
“É O FATO DAS CONTRIBUIÇÕES SEREM O MEIO DE SUBSISTENCIA DA IGREJA.SE A IGREJA DEIXAR DE ARRECADAR,NÃO PODE SUBSISTIR…COMO PODERÁ ARCAR COM SUAS RESPONSABILIDADES MATERIAS?” Meu caro Dessart! Entendo as suas preocupações com as “responsabilidades materiais” da igreja…Quero lhe tranquilizar falando-te algo muito sério: Não se preocupe se a igreja ficar cada vez mais pobre… Se preocupe sim se ela ficar cada vez mais rica! Para a igreja pobre Jesus diz:”Conheço a tua tribulação e a tua pobreza…Não temas as coisas que tens que sofrer”Apc.2:9-10. (é! pobreza traz tribulação e sofrimento). Agora para a igreja rica:”Como dizes? Rico sou, e estou enriquecido…E não sabes que és um desgraçado,miserável,e pobre,e cego,e nu”, Apc.3:17.Estamos ficando cada vez mais longe de Esmirna,e cada vez mais perto de Laodicéia.Se erradicarmos o dízimo,ofertas e contribuições voluntárias da igreja, ela ainda subsistirá! Se somado a isto, as portas do inferno se levantarem contra ela, mesmo assim ela resistirá! Vai chegar uma época que dízimos,ofertas e todo tipo de contribuição serão proibidos…Cultos em templos não serão permitidos, alguns crentes até mortos serão, mas a igreja não será exterminada da terra, nem antes, nem até o arrebatamento… Pense nisto Dessart!
Outro abraço!
W.Fontes.
Wellington, posso dizer o mesmo! Sempre é gratificante dialogar com quem sabe fazê-lo, e vc é uma pessoa que sabe dialogar! Eu imaginava que o comentário sobre o sustento físico da igreja fosse lhe fazer dar esta resposta, e concordo que, mesmo que não haja um centavo nos cofres da igreja, ela continuará subsistindo. Quem a sustenta é o Espírito de Deus. O ponto que coloquei aqui pode ser entendido enquanto a igreja como instiutição que tem de se enquadrar sob leis, seja em âmbito estadual ou nacional, juridicamente falando.
Infelizmente, concordo que será MUITO difícil mudar a mentalidade da maior parte da igreja, pois, como povo ou igreja, o brasileiro é mental, cultural e politicamente acomodado. Mas, vamos tentando, né…rs…quem sabe, pouco a pouco, com muita oração, ensino e perseverança…
Eu também acredito que chegará um momento (e creio que está próximo mesmo!) onde a igreja não poderá mais exercer suas atividades livremente, e concordo que, no “submundo”, digamos assim, seriam até desnecessárias as ofertas. Mas mesmo assim creio que elas ocorreriam, sendo revertidas para os próprios cristãos. E aqui talvez seja o ponto m que mais concordemos, se esta for sua opinião. Quando afirmei sobre necessidades materiais, elas, por enquanto existem. Mas entendo que muito deste dinheiro deveria ser empregado em obras sociais, projetos, escolas, hospitais, em vez de se buscar a construção, por exemplo, de templos cada vez mais suntuosos. Não sou contra a igreja ter uma sede própria, mas entendo não ser necessária a construção de “shoppings centers” para a pregação do evangelho.
Meu querido, acredito que, graças a pessoas como você é que a igreja ainda possui um resquício de seriedade aqui no Brasil. Mesmo que não venhamos a chegar num consenso neste caso específico, lhe agradeço pela discordância e pelo interesse no assunto! Creio que esta é a maneira de construirmos uma igreja melhor!
Abração!
L.H.Dessart, paz!
Obrigado por suas palavras…
Se não for incômodo, gostaria de continuar falando com tigo, só que pelo e-mail… (tu tens algum?).Há como visualizar o meu por aí? Se possível, responda-me qual a igreja que tu fazes parte.
Att.
W.Fontes
hoje a graça redentora do mestre sr. Jesus cristo nos alcançou pela fé no seu nome ,digo nós os gentios que
cremos que ele é o filho de Deus. a palavra diz que o final
da lei é cristo,ou seja toda lei ,digo as escrituras do antigo testamento conduz a cristo ele é a nova aliança feita entre Deus e o homem…aliança eterna e não haverá outra
O mestre Jesus quando falava aos farizeus ou ensinava os seus discípulos ele citava ( na verdade na verdade ) oque ele ta dizendo que tem verdade que é analizada com outra verdade , esquadrinhar as escritutas , assim diz a palavra.
Para entender mos sobre o dar ou não dar o dizmo
baseado em romanos 10.04 que diz . porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê.
posso analizar desta forma que o dizmo é a lei ,o mesmo é um agente condutor ,ou melhor um pedagogo que vai ensinar o povo de Deus a levar recursos ao tenplo ou a casa segundo diz as escrituras para que haja mantimento as pessoas que serviam no templo e a propria manutençao do templo o sr. Deus revela isso atraves do proféta malaquias
cap. 03.10 e 11 quando é feito isto levar o dizmo a casa , vejam que ha grandes benefícios bençãos sem medidas….o dizmo esta conduzindo o povo a confiar em Deus …traz o dizmo e fazei prova de mim diz o sr.Deus….quando o povo reconhece que é Deus que providencia todas as coisas ele logo sabe que Deus é abençoador ,galardoador,provedor,misericordioso,amoroso…..
Agora é que vamos ver se vocês entenderam ( Romanos 10.04 ) porque o fim da lei é Cristo…. a tranzição da velha aliança para a nova aliança redentora e eterna de Jesus cristo ler Hebreus …que fala sobre esta tranziçao…. vejam um trecho de hebreus cap. 09. 11/12
Vejamos que o espírito santo ministra ao apostolo paulo e inspira o a escrever estas coisas ao povo de Deus que estão em corinto ( 2 corintios 9 . 6 a 15 )
é tudo que o dizmo ensinou segundo malaquias 3. 10 então entendemos que o senhor JESUS é poderoso e abençoador …galardoador,misericordioso ,amoroso ….hoje vivemos no tempo da graça redentora de Cristo e não mais pela lei .
A saber que cada um contribua segundo oque ( o espírito santo ) propor no seu coraçao,não com tristeza ou por necessidade…porque Deus ama quema dá com alegria ( 2 corintios 9. 07
Minha conclusão. dar o dizmo ou não dar o dizmo digo meus amados em romanos 8.1 Portanto agora,nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus,que não andam segundo a carne ,mas segundo o espírito.
Vamos lá se entendo que Jesus é Deus que tudo foi feito por ele ,pra ele….e que ele rege em todo o universo….eu sabendo disso então tudo que ganho,tudo que tenho,tudo que sou é dele ,não apenas a decima parte….assim sou tocado pelo espírito o quanto devo contribuir para á óbra do meu Deus, é ele que ministra a cada coração,é ele que gera em nós o desejo de contribuir com alegria… em atos 04 . 31 a 35 esta escrito que o espírito enche os corações e vejam que eles faziam …vediam suas propiedades e depositavam nos pés dos apostolos
aqui não diz que era dez por cento …aqui não diz que os apostolos pediam pra trazer ….aqui diz que o espírito encheu aqueles corações!!!! ou seja gerou o desejo de contribuir com a óbra!!! amém !!!!!
Mas pra os que não entenderam …digo que orem e peçam ao espírito santo que abra o seu entendimento
e que não deixem de contribuir com o dizmo até que venha a entender que tudo que temos ,tudo que ganhamos ,e tudo que somos é dele ,pra ele são todas as coisas.
Deus não fica com divida para com o homem com certeza tudo que você der para a obra dele com esperança de receber de volta com certeza ele vai te devolver com juros e correção mas ele passa a não te dever nada; já parou para pensar se Deus fosse cobrar pelo o que ele já fez por nós? Não, não e mesmo? Vejo nas igrejas pessoas vendendo e pessoas comprando as bênçãos de Deus, eu prefiro acreditar que falta conhecimento nestas pessoas, caso ao contrario só lamento por estes, hoje a grande maioria das igrejas virou um grande comercio o pior de tudo e que eles vendem o que não e deles, pois o verdadeiro dono de tudo, fez por amor sem pedir nada em troca, e a maior alegria dele seria ver aqueles a quem ele confiou ao seu rebanho que fizesse tudo por amor sem tirar aproveito da inocência das suas ovelhas por quem ele sofreu tanto para dar a liberdade; o que parece e que estamos pagando a nossa salvação com 10% do nosso salário.Eu tenho algo para falar para vocês e tempo de reforma na casa do Senhor e todo material que não tem mais condições de uso será substituído por um material novo.
Malaquias capitulo 2, 3 e 4 sem interrupção
E agora ó sacerdotes, este mandamento vos toca a vós se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome diz o senhor dos exércitos enviarei a maldição contra vós e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado porque vós não pondes isso no coração eis que vos corromperei a semente e espalharei esterco sobre o vosso rosto o esterco das vossas festas e com ele sereis tirados então sabereis que eu vos enviei este mandamento para que o meu concerto seja com Levi diz o senhor dos exércitos meu concerto com ele foi de vida e paz e eu lhas dei para que me temesse e me temeu e assombrou-se por causa do meu nome a lei da verdade esteve na sua boca e a iniqüidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz em retidão e apartou a muitos da iniqüidade porque os lábios dos sacerdotes guardarão a ciência e da sua boca buscarão a lei porque ele e o anjo do senhor dos exércitos, mas vós vos desviastes do caminho a muitos fizestes tropeçar na lei corrompestes o conserto de Levi diz o senhor dos exércitos por isto também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei não temos nós todos um mesmo pai? Não nus criou um mesmo Deus? Porque seremos desleais uns para com os outros profanado o concerto de nossos pais? Judá foi desleal e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém porque Judá profanou a santidade do senhor a qual ele ama e se casou com a filha de deus estranho o senhor extirpará das tendas de Jacó o home que fizer isso o que vela e o que responde e o que oferece dons ao senhor ao senhor dos exércitos ainda fazeis isto cobris o altar do senhor de lagrimas de choros e de gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta nem aceitara com prazer da vossa mão e dizeis por que? Porque o senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade com a qual tu fostes desleal sendo ela a tua companheira e a mulher do teu concerto e não fez ele somente um sobejando-lhe espírito? E porque somente um? Ele buscava uma semente de piedosos portanto guardai vos em vosso espírito e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade porque o senhor Deus de Israel diz que aborrece o repudio e aquele que encobre a violência com a sua veste diz o senhor dos exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais enfadeis ao senhor com vossas palavras; e ainda dizeis; em que o enfadamos? Nisto que dizeis qual quer que faça o mal passa por bom aos olhos do senhor e desses é que ele se agrada ou onde esta o Deus do juízo? Eis que eu envio o meu anjo que preparar o caminho diante de mim e de repente vira ao seu templo senhor a quem vós buscais o anjo do concerto a quem vós desejais eis que vem diz o senhor dos exércitos, mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistira quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavadeiros assentar-se-á afinando e purificando a prata; e purificara os filhos de Levi e os afinará como o ouro e como prata então ao senhor trarão ofertas em justiça e a oferta de Judá e de Jerusalém será suave ao senhor como nos dias antigos e como nos primeiros anos e chegar-me-ei a vós para juiz e serei testemunha veloz contra os feiticeiros e contra os adúlteros e contra os que juram falsamente e contra os que defraudam o jornaleiro e pervertem o direito da viúva e do órfão e do estrangeiro e não me temem diz o senhor dos exércitos porque eu o senhor não mudo por isso vós o filhos de Jacó não sois consumidos desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes tornai para mim e eu tornarei para vós diz o senhor dos exércitos mas vós dizeis em que havemos de tornar? Roubara o homem a Deus? Toda via vós me roubais e dizeis e que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas com maldição sois amaldiçoados porque me roubais Amim, vós toda a nação trazei todos os dízimos a casa do tesouro para que aja mantimento na minha casa e depois fazei prova de mim diz o senhor dos exércitos se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênçãos tal que dela vos advenha a maior abastança e por causa de vós repreenderei o devorador para que não vos consuma o fruto da terra e a vide no campo não vos será estéril diz o senhor dos exércitos, as vossas palavras foram agressivas para mim diz o senhor; mas vós dizeis que temos falado contra ti? Vós dizeis: inútil é servir a Deus que nos aproveitou temos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do senhor dos exércitos? Ora, pois, nós reputamos por bem aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade se edificam; sim eles tentam ao senhor e escapam então aqueles que temem ao senhor falam cada um com o seu companheiro; e o senhor atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dele para os que temem ao senhor e para os que se lembram do seu nome e eles serão meus diz o senhor dos exércitos naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio entre o que serve a Deus e o que não serve, porque eis que aquele dia vem ardendo como o forno; todos os soberbos e todos que cometem impiedade serão como palha e o dia que esta para vir os abrasara diz o senhor dos exércitos de sorte que lhes não deixara nem raiz nem ramo más para vós que temeis o meu nome nascera o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouros e pisareis os ímpios porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que farei diz o senhor dos exércitos lembrai vos da lei de Moises meu servo a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel a qual são estatutos e juízos eis que vos envio o profeta Elias antes que venha o dia grande e terrível do senhor e convertera o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira aterra com maldição.
Por: José Paulo Pedro de Lima
“O grande trem”
Havia certo homem que tinha por oficio alimentar a maquina de um grande trem com carvão este trem fazia uma longa viagem todos os dias transportando um grande número de funcionários para uma grande empresa e em momento algum ele podia chegar atrasado àquela empresa, pois o dono daquele trem após assumir este compromisso prometeu para o dono daquela empresa que nada ia impedir aquele trem de chegar no horário por isto ele passou uma ordem para aquele funcionário que por nada neste mundo ele deixasse de alimentar aquela maquina e quanto mais carvão aquele homem colocava naquela maquina, mas aquele trem corria e naquela estrada havia uma grande ponte que ele atravessava todos os dias, pois ali havia um abismo muito profundo foi quando em um belo dia o maquinista daquele trem foi avisado pelo radio que aquela grande ponte havia caído foi quando aquele maquinista usou todos os seus recursos para parar aquele trem, mas não conseguiu, pois estavam todos com defeitos, a sua ultima esperança era que aquele homem parasse de alimentar aquela maquina para que aquele trem parasse por falta de combustível, mas havia um pequeno problema aquele homem tinha recebido uma ordem do seu superior para não parar por motivo algum, mesmo ele sabendo que todas aquelas vidas estavam dependendo dele para morrer ou para viver; mais ele só tava fazendo a parte dele não e mesmo?
Por: José Paulo Pedro de lima
Amados irmãos, estou visitando o site pela 1ª vez, ao deparar-me com o assunto comentado fiquei curiosa para saber o pensamento geral. Vi-me, então, diante de entendimentos variados sobre o assunto. Sabe irmãos qual é o problema da maioria de nós? É justamente querer discutir, literalmente, ao invés de conversar sobre determindados assuntos. Aprendi, desde menina, a dizimar. Não porque alguém me mostrou na bíblia, mas porque minha mãe, uma mulher com 10 filhos(todos entre a infância e adolescência, quando separou-se do meu pai) e sozinha para cuidar deles, tinha o PRAZER de separar 10% de seus ganhos para agradecer a Deus por não permitir que passássemos necessidades, sempre fui muito observadora e isso me levou a perceber o amor de Deus sobre a minha família. Aos 13 anos batizei-me e comecei a estudar a bíblia na EBD, conforme aprendia a palavra, ia comparando com as experiências já vividas. Ex.: Salmo 37: 25 “Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi um justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.” Realmente, Deus não está preocupado se damos o dízimo ou não, Ele está preocupado em nos abençoar. Mas… outra coisa que aprendi é que: a obediência traz sobre nós o favor do Senhor. Desde o princípio, tudo o que a humanidade sofreu foi por desobediência. Existe na palavra de Deus muitos “SE”, SE ouvir a minha voz; SE me obedecer; SE isto… SE aquilo… significa que, temos uma condição, ou seja existem princípios espirituais a serem seguidos. Em Mal.03:11 o Senhor diz: “Também, por AMOR de vós, eu mesmo repreenderei o devorador, e ele não destruirá os seus frutos…” Vendo tudo isto, penso que nossa relação com Deus é uma relação de amor e isso me trás à lembrança o rei Davi, ele queria construir a casa de Deus, e Deus não permitiu porque ele era homem de guerra, com as mãos sujas de sangue e diz a Davi que Salomão teria essa incumbência. Mas o relacionamento de Davi com Deus era de AMOR, ele queria fazer alguma coisa, então começa a separar ofertas e a levar o povo a ofertar para a obra do templo (I Crônicas 29). Quando Davi vê o amor do povo em dar ofertas VOLUNTÁRIAS para a construção ele bendiz ao Senhor e faz uma das orações mais lindas que já li na bíblia, que vai do verso 10 ao 19 deste capítulo… vejamos algumas palavras: “Tua é ó Senhor a grandeza, o poder, a glória, a majestade… Tanto riquezas como honras vem de ti, tu dominas sobre tudo… Mas quem sou eu e quem é o meu povo para fazer ofertas tão voluntariamente? PORQUE TUDO VEM DE TI, E DO QUE É TEU TE DAMOS… Ó Senhor, toda esta abundância que preparamos para edificar uma casa ao teu santo nome, VEM DA TUA MÃO E É TODA TUA… Bem sei, Deus meu, que tu sondas o coração e te agradas da retidão. Na SINCERIDADE do meu coração voluntariamente ofereci todas as coisas e com alegria, vi que teu povo também ofereceu voluntariamente.” Assim, amados, percebo que é amor, nada além disso. Não importa se está no NOVO ou no VELHO testamento, o que importa, é que ainda hoje, precisamos, por paixão pelas almas, construir templos para abrigá-las e ensiná-las, até que cheguem à compreensão de que são eles os próprios templos do Senhor. Se não houver amor nisso… com que mais vamos cumprir o IDE do Senhor?! Deus não precisa de nós, não precisa do que temos… até porque, se temos e se vivemos, temos e vivemos pela Sua permissão.
E não vamos esquecer o que Jesus disse em Mateus 10:08 ao enviar os doze discípulos para uma missão: “…de graça recebestes, de graça dai.”
Dica importante! Entre os dons do Espírito está o dom de discernir espíritos. Busque por este dom. Ele ajudará muito nestes dias onde nossas “lideranças” estão confusas de tanto que já se distanciaram do evangelho genuíno.
Um grande abraço e que Deus os abençoe.
Lenilsen
Deus não aceita nem precisa de dinheiro nem de coisas materiais
Vamos meditar na palavra do Senhor Jesus, e conhecer a verdade daquele que deu a sua vida em sacrifício vivo para remissão dos nossos pecados.
Mas na primeira carta a Timóteo 6.3-6, a palavra do Senhor diz: Se alguém ensina outra doutrina, que não seja em conformidade com as sãs palavras do nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas são homens corruptos de entendimento, e que não conhecem a verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho, aparte-te dos tais, mas grande ganho é a piedade com contentamento.
E em Romanos 2.35, a palavra do Senhor, à luz do Evangelho diz: Quem deu primeiro a Ele para que fosse recompensado? Será que precisamos dar algum bem material a Deus para recebermos a suas bênçãos?
Por ventura o nosso Deus é um Deus de barganha? No Salmo 50.12 disse o Senhor: Se eu tivesse fome, eu não vos diria, pois meu é o mundo e a sua plenitude. Em Deuteronômio 10.17 está escrito: O Senhor não aceita recompensas.
Em Isaias 5.3, a palavra diz: Por nada fostes vendidos, também sem dinheiro sereis resgatados; o que é confirmado ainda em Isaias 55.1, onde diz: Vinde as águas, todos os que tem sede e os que não tem dinheiro, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço.
Dar dinheiro na igreja não nos dará galardão nenhum perante a Deus, porque no Evangelho de Cristo não há ordenança para se tomar dinheiro dos fiéis, dízimo e nem oferta. Então alguém poderá citar a oferta daquela pobre viúva que deitou duas moedas, do seu sustento na arca do tesouro e foi por Jesus Cristo, reconhecida (Marcos 12.41-44).
Isso ocorreu porque no Antigo Testamento, havia ordenança para se tomar os dízimos do povo, os quais eram também oferecidos ao Senhor em ofertas alçadas (Números 18.24). Porém, Jesus reconheceu a lei de Moisés, tanto que Ele mesmo disse: Eu não vim abolir a lei, mas vim para cumprir (Mateus 5.17), porque Ele viveu na vigência da lei.
Mas após ter consumado sua missão de morrer na cruz e ressuscitar, a lei findou-se. O que precisamos entender de vez por todas, é que não só o DÍZIMO, mas toda a lei cerimonial do Antigo Testamento foi por Cristo, abolida (Hebreus 7.18; II Coríntios 3.14). A lei e os profetas duraram até João Batista. (Lucas 16.16).
Hoje vivemos a graça do Senhor Jesus e qualquer esforço para voltar a lei de Moisés, que Cristo desfez na cruz , é anular o sacrifício do Cordeiro de Deus e reconstruir o muro da separação que foi por ele derrubado (Efésios 2.13-15).
Em II Coríntios 9.6,7 a palavra diz: O que semeia pouco, pouco também ceifará, o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama quem dá com alegria.
Muitos pregadores usam este texto sagrado por ocasião da coleta, dizendo que isto é dinheiro para a obra do Senhor, mas não mencionam o versículo 9 do mesmo capítulo onde a palavra diz:Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.
Observaram, o que o Senhor mandou semear com alegria? Neste texto, o Senhor está ordenando que façamos caridade, como determinou em todos os livros do Novo Testamento. Mesmo porque o Senhor Jesus nunca mandou semear dinheiro nas igrejas, mas amor ao próximo, em forma de caridade.
Muitos perguntam, se não podemos coletar dinheiro dos irmãos, o que faremos para manter os templos?
Quando os discípulos mostraram a estrutura de um templo para Jesus, Ele lhes respondeu: Em verdade vos digo, que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada. (Mateus 24.1,2).
Por que então iremos nos preocupar com coisas materiais, que para o Senhor não tem valor algum? Na palavra está escrito: O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Senhor do Céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tão pouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa, pois, ele é quem dá a todos a vida, e a respiração e todas as coisas. (Atos 17.24,25).
O templo que o Senhor valoriza não é a estrutura material construída por mãos de homens, porque igreja não é prédio, mas é formada por cada um de nós que o tememos e guardamos a sua palavra no coração, e formamos um corpo, cuja cabeça é o Senhor Jesus, e esse corpo constitui a igreja de Cristo que Ele virá buscar para a vida eterna, observe:
Vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Nele habitarei e entre eles andarei e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo (II Coríntios 6.16). Este é o templo que devemos e precisamos conservar íntegro, puro, santificado para a permanência do Espírito Santo do Senhor.
Em Mateus 18.20, disse Jesus: Onde estiver dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Portanto, meu amado irmão, não se deixe levar por suaves palavras, porque a palavra do Senhor nos alerta: Por avareza farão comércio de vós, com palavras fingidas (II Pedro 2.3). E o Senhor não terá o culpado por inocente; Ele disse: ERRAIS POR NÃO CONHECER AS ESCRITURAS E NEM O PODER DE DEUS.(Mateus 22.29), …e maldito o homem que confia no homem (Jeremias 17.5), mas Bem-aventurado o homem que deposita a sua confiança no Senhor (Salmo 40.4).
Hebreus 13.15,16 Ofereçam sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
É fácil agradar a Deus. O sacrifício que o Senhor requer de nós é este, que nós o adoremos, porque Deus é espírito e importa que o adoremos em espírito e em verdade (João 4.23,24), Ele não requer nenhum bem material, pois todas as coisas foram feitas por Ele. O Senhor quer que amparamos os nossos irmãos nas suas necessidades, que sejamos hospitaleiros (Romanos 12.13). Isto sim agrada a Deus. Isso é amor ao próximo, isso é ajuntar tesouro no céu.
Para alcançar a salvação necessário é fazer a vontade do Pai que está no céu (Mateus 7:21), obediência aos seus mandamentos, não só com palavras, mas com boas obras, porque amar ao próximo vai muito mais além do que esboçar um sorriso para o irmão, dar-lhe um abraço ou simplesmente dizer que o ama. Necessário é saber que o próximo sente a mesma fome, a mesma dor, o mesmo frio que sentimos, e precisamos socorrê-los nas suas necessidades..
Fazer caridade, isto sim, nos dará galardão para a vida eterna, no livro de Mateus 25.31-46, o Senhor Jesus nos dá a certeza que arrebatará para si os que foram caridosos com seu próximo, mas quanto aos que negligenciaram este amor está reservado o fogo eterno.
Vamos exemplificar: Saem dois irmão caminhando numa paralela, um pela direita e outro pela esquerda. O irmão que caminha pela esquerda sai por ai dando dinheiro para construir templos, para salários de dirigentes, para viagem da cúpula da igreja, enfim, dinheiro para ser usado em coisas materiais.
O irmão que caminha pela direita, dá alimento para quem tem fome, agasalho para quem tem frio, visitando os enfermos, acolhendo o estrangeiro, etc. No fim da jornada, ambos se deparam frente a frente com o Senhor Jesus. Então eu pergunto: Para qual dos dois o Senhor vai dizer: Vinde a mim, bendito do meu Pai, a tomar posse da coroa que lhe está reservada desde a fundação do mundo, porque tive fome e deste-me de comer, tive sede e deste-me de beber, estando nu me vestistes, sendo estrangeiro me hospedastes…? (Mateus 25.34,35).
É evidente que você dirá que o Senhor Jesus irá reconhecer o irmão que praticou boas obras, o amor ao seu próximo com caridade. Muito bem, é exatamente isso, mas vá você também, e faça da mesma forma, e terás um tesouro no céu, porque assim declarou o Senhor Jesus.
Fostes comprados por bom preço, não vos façais servos de homens (I Coríntios 7.23).
O DÍZIMO RELIGIOSO É UMA FALÁCIA MEDIEVAL
Autor: Arqueleu Cunha
Ex-pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia
O DÍZIMO RELIGIOSO É UMA FALÁCIA MEDIEVAL E
NUNCA FOI PRATICADO POR JESUS OU POR SEUS APÓSTOLOS
1. Em primeiro lugar vamos esclarecer o que era a lei do dízimo na Bíblia. Era uma lei cerimonial e provisória que servia para alimentar uma família sacerdotal de vida humilde proibida de ter propriedades. Era parte da Velha Aliança escrita por Moisés e que foi abolida por CRISTO ao morrer na cruz. JESUS então instituiu a Nova e Eterna Aliança. A lei do dízimo na Bíblia era alimento e jamais foi dinheiro. Além do mais era uma obrigação somente para os donos de gados, e que tivessem a partir de dez gados, pois quem possuía até o nono gado não dizimava. Também era uma obrigação para os agricultores que produziam em suas terras grãos e frutas. Qualquer outro tipo de atividade não dizimava segundo as leis da Bíblia. Veja na Bíblia Levítico 27:30-32. Depois some a isso: “Nada acrescentes às Suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.” Provérbios 30:6.
2. Quem quer impor tal lei sobre os cristãos é porque “os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em CRISTO, é removido. Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao SENHOR, o véu lhe é retirado. Ora, o Senhor é o ESPÍRITO; e, onde está o ESPÍRITO do Senhor, aí há liberdade.” 2 Coríntios 3:14-17.
3. Ainda se alguém insiste em fazer a bênção depender da prática cerimonial dos dízimos, que é uma lei levítica e que não passa de alimentos e foi engenhosamente transformada em dinheiro, contudo nós “pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de DEUS; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de DEUS, pela manifestação da verdade.” 2Cr.4:2.
4. Adulterando a Palavra astuciosamente, num passado distante, fizeram o dízimo virar dinheiro e o tornaram um requisito de bênção ou maldição para os cristãos. Porém “Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.” Gl.3:10.
5. Se alguém quer restaurar a lei dos dízimos terá que restaurar tudo mais que a lei cerimonial o diz, como o sacerdócio levítico, o Templo no monte Sião, lugar para onde tinha que ser obrigatoriamente levado o dízimo, pois o lugar e o dízimo e os demais rituais eram inseparáveis (e isso será a parte mais difícil porque no lugar do Templo foi construído uma Mesquita islâmica), também terá que restaurar a circuncisão, os sacrifícios, rituais, os sete sábados cerimônias, etc. Mas se para sermos salvos temos que dizimar e se a bênção e “a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu CRISTO em vão.” Gl.2:21.
6. “De CRISTO vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. Porque nós, pelo ESPÍRITO, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque, em CRISTO JESUS, nem a circuncisão, nem a incircuncisa têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor. Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?” Gl.5:4-7. A circuncisão era para os judeus o que o dízimo de dinheiro se tornou hoje para as ordens religiosas e para os cristãos que conseguiram dominar.
7. Deveriam, contudo mudar o nome de dízimo para imposto religioso, tributo religioso, mensalão ou qualquer outro nome, mas não dízimo, pois dízimo é uma lei cerimonial de alimentos para um sacerdócio levítico da lei de Moisés, pertencente a um sacerdócio imperfeito e provisório de um templo feito por mãos humanas cujos serviços foram abolidos.
8. O dízimo de hoje não é o dízimo bíblico, e assim não pode ser chamado. É como o batismo praticado com um pouco de água na cabeça. É chamado mundialmente de batismo, mas não pode ser chamado de batismo, pois batismo na Bíblia é a prática de mergulhar em água. Tanto a palavra batismo como dízimo está com o sentido corrompido, fazendo a Bíblia dizer o que ela nunca disse.
9. Eu não entrego um dízimo de meus rendimentos para uma organização religiosa porque sou seguidor de JESUS e não de homens.
10. JESUS jamais pagou ou entregou algum dízimo. A promessa de salvação é para o vencedor, e o vencedor é aquele “que guardar até ao fim as Minhas obras,” disse JESUS. Apocalipse 2:26.
11. Dizimar nunca foi uma obra de JESUS, nem dos apóstolos, nem de qualquer cristão. Não existe nem um verso na Bíblia em que a igreja de CRISTO praticava a lei dos dízimos.
12. A lei levítica com o sacerdote, os dízimos que os sustentavam, a circuncisão, sinal desta aliança, o Templo, que era chamada casa de Oração, casa de DEUS, um lugar físico e fixo para adoração, os rituais e os sacrifícios, tudo isso era um ensino provisório e “serviu de aio para nos conduzir a CRISTO, a fim de que fôssemos justificados por fé.” E “tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.” Gl.3:24.
13. Assim o Templo construído por mãos humanas, o sacerdócio carnal, imperfeito e mortal, os dízimos que os sustentava com comidas, pois jamais foram dinheiro, as bebidas, as abluções e toda sorte de rituais, constituíam a lei cerimonial que foi dada por Moisés “quatrocentos e trinta anos depois” de Abraão. Gálatas 3:24. E era “sombra dos bens vindouros”, “os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma”. Hb.9:10.
14. O profeta Malaquias defendeu a lei dos dízimos de alimentos de que falou Moisés para que houvesse comida no Templo e jamais dízimos de dinheiro. Isso ele fez porque viveu no regime da lei de Moisés, quatrocentos anos antes da vinda de CRISTO. Malaquias mesmo foi claro em seu discurso baseado no que ele mesmo disse: “a aliança de Levi”. Malaquias 2:8. Malaquiasescreveu para defender a “lei de Moisés” a Velha Aliança e não a Nova Aliança. Malaquias 4:4.
15. Mas depois que JESUS morreu na cruz “aboliu, na Sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças,” “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz”. Efésios 2:15, Colossenses 2:14.
16. Desta forma não há um verso no Novo Testamento em que algum cristão praticou a lei de Moisés quanto aos dízimos. Por isso nenhum profeta do Novo Testamento repreende a igreja de CRISTO que não praticava essa lei de dízimos que era uma lei provisória de Moisés.
17. E se alguém está pensando que tem que sustentar algum pastor com 10% de seu salário, onde está esse mandamento no Novo Testamento? Nunca a igreja de CRISTO ou qualquer cristão recebeu dízimos no Novo Testamento. Esse mandamento foi promulgado pelo homem e não por JESUS CRISTO.
18. A final de contas, quem inventou esse dízimo de dinheiro? No sexto século depois da morte de JESUS, a igreja católica romana do Papa inventou um dízimo de dinheiro[1]. No início era algo voluntário para sustentar o novo governo que se estabeleceu na Terra. Esse novo governo usou o nome de igreja.
19. Anos depois da invenção desse negócio, o dízimo de dinheiro já não era suficiente como uma doação voluntária para a igreja. Assim foi que no ano de 785 depois de CRISTO, o rei Carlos Magno, zeloso católico, criou esse dízimo[2] praticado pelas igrejas até aos dias de hoje.
20. Pervertendo as Escrituras os líderes religiosos da idade das trevas, auxiliados pelos reis, criaram um sistema financeiro e deram a ele o nome de dízimo. Falsificaram a religião de JESUS CRISTO e a idade das trevas ainda não acabou para a maioria dos cristãos. Que não haja orgulho nessa questão, mas que humildemente haja reconhecimento do erro.
21. A Igreja Católica, inventora do dízimo de dinheiro e do governo religioso, considerada por evangélicos como a Babilônia e o Papa como a Besta, reconheceram a falácia da criação infundada de um dízimo de dinheiro e o Papa Bento XVI extinguiu o termo “dízimos” do quinto Mandamento da Igreja. Promulgado em 28 de junho de 2005 e republicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
22. Quero todo meu dinheiro de volta, pois fui iludido nesse negócio. Fizeram-me pensar que estava dando dinheiro para DEUS, mas na verdade para um empresa religiosa, para um governo de homens. Será que vão devolver o meu dinheiro para que eu possa entregar finalmente para DEUS? E os meus quinze anos de serviço fiel a essa instituição? Quem pode me devolver? E os danos morais que me causaram por todo constrangimento que passei de ser excomungado, sem contar os dolos extraoficiais frutos das más línguas, as afrontas e injúrias?!
23. Graças a DEUS que apesar de toda injustiça praticada em nome dEle, Ele foi maior em minha vida e hoje olhando para Ele sem os óculos da religião criada pelos homens, posso afirmar que Ele é justo com Seus filhos e que no Reino dEle não há exploração e desigualdade.
24. Te amo mais JESUS, mais que nunca. Celebro tua bondade e justiça, Rei Eterno. Somente Tu És o meu Pastor e nada me falta. Louvado sejas ó ETERNO, pois agora Vós passastes a reinar! Na minha vida foi deixado com César o que era dele, o governo deste mundo; e foi dado a Ti o governo de minha fé. Aconteceu a separação dos poderes. Aos homens os governos do mundo e a JESUS o governo da fé, o Reino dos Céus. Virás buscar o Teu rebanho e não o rebanho dos outros pastores, pois os que se apropriam de ovelhas alheias são ladrões e salteadores.
25. Quem dera entendessem o que dissestes quando desafiado pelos líderes religiosos “Dai a César o que é de César e a DEUS o que é de DEUS.” Mateus 22:21. A cara de César ainda está no dinheiro, mas a Tua JESUS está no rosto dos homens, dos fiéis, dos pequeninos, dos esquecidos. Que os líderes religiosos deixem o poder e o domínio com os governantes desse mundo e se querem governar e exercer domínio aproveitem a democracia e reconheçam que todo governo nesse mundo é de César, mas o governo religioso pertence somente a DEUS.
26. Quando os apóstolos pensaram em um governo religioso liderado por CRISTO e partilhado com eles, “JESUS, chamando-os para junto de Si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Marcos 10:42-45.
27. Enquanto os fariseus exerciam governo religioso sobre as pessoas, elas não puderam receber o único e verdadeiro Pastor nem entrar no Reino de DEUS e eles mesmos enquanto exercem administração religiosa não dão a DEUS o que é de DEUS. Aprisionam as pessoas a si mesmos, a sua forma de fé. A vida dos homens que confiam em sua liderança religiosa é transformada em base da pirâmide de seu governo religioso.
28. Quando JESUS falava Reino dos Céus, é porque ele é dos Céus mesmo e não da Terra. Continuo orando “venha o Teu Reino” porque o Reino dEle está vindo, mas enquanto ele não vem é um Reino espiritual. “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de DEUS, Jesus lhes respondeu: Não vem o Reino de DEUS com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de DEUS está dentro de vós.” Lucas 17:20-21.
29. Quem rejeita qualquer governo religioso e faz de JESUS seu único pastor, vivendo Suas práticas de caridade, está vivendo a religião de DEUS. O que passa disso é religião de homens.
A VELHA LEI E A NOVA LEI
o
A Biblia contém 66 livros, 39 no Velho Testamento e 27 no Novo.
A Bíblia contêm dois sistemas de leis escritas, dadas por Deus a Seu
povo através da história. A primeira lei escrita, oVelho Testamento,
foi dada aos judeus. Esta lei é chamada de “lei de Moisés” (Ne 8:1),
“lei de Deus” (Ne 8:18), “lei do Senhor” (Lc 2:22-24), ou simplesmente
“a lei.” (Rm 3:9-19; 7:7; Jo 1:17; 3:9-19). A segunda lei,o Novo
Testamento de Cristo, entrou em vigor. quando Cristo morreu na
cruz(Hb 9:16, 17; ; Cl 2:14). 0 povo de Deus, hoje em dia, está sob
esta lei que é mencionada como a “lei do Espírito da vida” (Rm 8:2), a
“nova aliança” (Jr 31:31; Lc 22:20; 1 Co 11:25; 2 Co 3:6; Hb 8:8; 9:
15), a “lei perfeita, lei da liberdade” (Tg 1:25), a “lei de Cristo” (GI 6:2;
1 Co 9:2), ou o evangelho (Mc 16:15; Rm 1:16; 6:17).
ORIGEM DA VELHA LEI
o A lei do Velho Testamento foi dada no Monte Sinai (Ne 9:13; Ex19:11,18-20; Dt 3 33:2).
o Ela foi dada através de anjos (Hb 2:2; At 7:38,53; GI 3:19).
o Foi dada pelos anjos a Moisés (Ne 8: 14; 9:14; Jo 1: 17; 7:19).
o Foi dada apenas aos judeus (Dt 4:1,13; 5: 1-3; Ex 19:4-6; Ne 8:
1 ; Rm 3.1,2).
PROPÓSITO DA VELHA LEI
A lei do Velho Testamento foi apenas uma lei provisória para preparar o
homem para receber uma lei superior que seria dada no futuro. Ela foi
dada com um propósito, mas Deus não a considerava uma lei completa e
permanente.
o A Velha Lei era uma sombra, uma indicação da lei superior que
viria (Hb 10:1; CI 2:16,17).
o A Velha Lei era um aio, um auxilio para levar homem a Cristo (GI
3:24,25).
o A Velha Lei foi dada para expor o pecado (Rm 3:20; 7:7), pois
Escola da Bíblia
onde não há lei não há conhecimento do pecado (Rm 4: 15).
o A Velha Lei preservou a promessa de Deus a Abraão (Gn 12:1-3)
até que essa promessa pudesse ser cumprida em Cristo (GI 3:8,
16,18,19).
FRAQUEZAS DA VELHA LEI
o Os sacrifícios da Velha Lei não podiam remover pecados (Hb
10:4; 9: 15).
o Nenhum homem podia ser justificado pela Velha Lei (At 13:39; GI
3:11; Hb 10: 1-4; Rm 3:20,28).
o A verdadeira justiça não podia ser obtida sob a Velha Lei de
Moisés (GI 2:11).
o A Velha Lei não podia dar a vida (GI 3:21,22).
o A Velha Lei era imperfeita no sentido de que Deus jamais pre-tendeu tornar o homem perfeito perante Ele (Hb 7:18,19) Ela foisomente uma sombra (Hb 10: 1) da Nova Aliança, cuja vinda foiprometida (Jr 31:31-34).
CANCELAMENTO DA VELHA LEI
o Jesus veio para cumprir a Velha Lei (Mt 5: 17,18). Ele deu a Sua
lei em cumprimento da velha lei judaica (Mt 5:21,27,33,38,43).
o Quando Cristo morreu na cruz, a primeira e antiga lei das orde-nanças foi removida (Hb 10:9,10), foi abolida (CI 2:14; Ef 2:14-16), para que o Novo Testamento de Cristo pudesse entrar emvigor (Hb 9:16,17).
o Os discípulos morreram para a lei dos dez mandamentos através
da morte de Cristo (Rm 7:1-6).
o Houve uma modificação no sacerdócio quando Jesus veio. Ele
tornou-se o nosso sumo sacerdote (Hb 8: :1; 9:11; 2:17; portanto,
tal modificação exigia uma mudança da Velha para a Nova Lei (Hb
7:11-14), pois sob a Velha Lei apenas os da tribo de Levi podiam
ser sacerdotes. Jesus pertencia à tribo de Judá.
o A Velha Lei foi lançada fora e os discípulos estão livres do seu
cativeiro (GI 4:21-5:1).
o Ninguém mais pode ser justificado hoje pela Velha Lei, e todo
aquele que tenta viver sob ela está desligado de Cristo (GI 5:1-O NOVO TESTAMENTO
o Deus nos fala hoje através de Seu Filho (Hb 1:1,2)..
o A graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus (Jo 1: 17).
o Jesus é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6).
o Os discípulos serão julgados pelas palavras de Jesus (Jo 12:48),
que são espírito e são vida (Jo 6:63).
o A Nova Lei de Cristo oferece uma aliança superior em compara-
ção à Velha Lei (Hb 7:19); ela introduz esperança superior (Hb
7:19), superiores promessas (Hb 8:6), sacrifícios superiores (Hb
9:23), patrimônio superior (Hb 10:34), superior ressurreição (Hb
11:35) e “sangue da aspersão superior” (Hb 12:24).
oA superioridade da Lei de Cristo (o Novo Testamento) sobre a
Velha Lei (o Velho Testamento) é mostrada no fato da Lei de Cristo ter
sido dada a todas as nações (Mc 16:15), ter sido consagrada pelo
sangue sacrificial de Cristo (1 Co 5:7; Hb 10:10, 19, 20; 1 Pe 1:19), ter
Cristo como oferta permanente (Hb 9:28) e sumo sacerdote (Hb 8:1;
9:11) ela salva totalmente (Hb 7:25), oferece completa remissão de
pecados (Hb 10:17), oferece justificação (1 Co 6:11), está escrita em
nossos corações (Rm 8:10), está capacitada a conceder uma herança
eterna (At 20:32), contém ordenanças espirituais (Jo 6:63; 4:23, 24; Rm
12:1,2) e foi anunciada por Jesus, o Filho de Deus (Hb 2:14).
oTemos o Velho Testamento hoje, como um registro inspirado para
nosso conhecimento e advertência (Rm 15:4; 1 Co 10: 11). Mas os
homens não são mais obrigados a seguí-lo. A humanidade inteira, deste
lado da cruz de Cristo, deve submeter-se à Lei de Cristo (Rm 6:17; Hb
5:9; 2 Ts 1:7-9). Quem quer que procure hoje ser justificado através da
observância da Velha Lei dada aos judeus, está desligado de Cristo e
decaído da graça (GI 5:4). Os discípulos são justificados pela fé em
Cristo (Rm 3:28; 5:1). Eles não se acham sob condenação porque foram
batizados, em Cristo (Rm 6:3,4; 8: 1; GI 3:27,28).